De acordo com o mais recente relatório do organismo nacional de estatística, Stats SA, as divisões que registraram os maiores contributos negativos foram os veículos automóveis, peças sobressalentes e acessórios e outro equipamento de transporte (diminuição de 25,9 por cento, contribuindo com 2,7 pontos percentuais para o total geral).
Da mesma forma, ferro e aço básicos, produtos de metais não ferrosos e máquinas (redução de nove por cento, contribuindo para a diminuição global de 1,9 pontos percentuais); e produtos petrolíferos, químicos, de borracha e plástico (-3,9 por cento, e contribuindo com -0,8 pontos percentuais).
Por outro lado, a produção industrial ajustada sazonalmente diminuiu 2,2 por cento em março em comparação com fevereiro de 2024. Isto seguiu-se a variações mensais de -1,0 por cento em fevereiro deste ano e 0,8 em janeiro.
Numa base trimestral, acrescenta Stats SA, a produção industrial ajustada sazonalmente diminuiu um por cento em comparação com o quarto trimestre de 2023.
Cinco das 10 divisões industriais registraram taxas de crescimento negativas durante este período.
Entre eles veículos automotores, peças de reposição e acessórios e outros equipamentos de transporte; aço básico, produtos de metais não ferrosos, produtos metálicos e máquinas; alimentos e bebidas; petróleo, produtos químicos, borracha e plástico.
mem/mv / fav