O diplomata fez essas declarações durante um evento em comemoração ao 51º aniversário da Frente Polisário, realizado no Centro Fidel Castro, nesta capital.
Bulsan destacou no encontro “as demonstrações heróicas do povo cubano” nas lutas pela libertação das nações africanas, sob a liderança do líder da Revolução, Fidel Castro.
O embaixador lembrou as origens da criação da Frente Popular para a Libertação de Saguia el Hamra e Rio de Oro (Polisario), nascida no contexto das lutas de independência dos povos africanos contra o colonialismo e o imperialismo.
Fundada em 1973 por El Uali Mustafa Sayed, juntamente com outros jovens saharauis, a organização deu continuidade às lutas empreendidas desde a década de 1960 pelo Movimento de Libertação do Saara, liderado por Mohamed Sidi Brahim Basir.
O diplomata destacou que a luta do povo saharaui “foi silenciada e censurada” pela imprensa estrangeira na região, pertencente à mídia marroquina, francesa e espanhola.
A Frente Polisario, enfatizou, não é um partido, mas uma organização que reúne toda a opinião pública e os defensores da independência da República Árabe Saarauí Democrática (RASD).
Cuba conhece de perto a duplicidade de critérios da RASD, disse Bulsan, que expressou seu repúdio ao genocídio perpetrado por Israel contra o povo palestino em Gaza.
Ele também denunciou os maus-tratos e a perseguição a qualquer cidadão nas cidades ocupadas (pelo Marrocos) que expresse apoio à Frente Polisário ou que clame pela liberdade do povo saharaui.
Por sua vez, o chefe adjunto do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista de Cuba, Juan Carlos Marsán, sublinhou que a organização política e a RASD mantêm laços de cooperação em vários campos, como a colaboração médica e a formação de estudantes saharauis na ilha.
Esses laços, destacou, têm sido ininterruptos e históricos desde antes do estabelecimento das relações bilaterais na década de 1980, quando foram abertas embaixadas em ambos os territórios.
O líder do partido relembrou suas experiências na nação árabe durante a celebração do 50º aniversário da Frente Polisário, transmitiu suas felicitações e reconheceu o trabalho das mulheres que lutam pela soberania da RASD.
rgh/mks/mb