De acordo com os dados preliminares do período revelados pelo Ministério do Turismo, 1.016.180 estrangeiros chegaram à ilha por via aérea e mais de 700 mil em navios de cruzeiro, um aumento homólogo de 4,6 e 23 por cento, respetivamente.
As autoridades consideraram os números encorajadores, reiterando a meta de aumentar para cinco milhões o número de turistas que escolhem este destino para lazer até 2025 e captar cinco bilhões de dólares em receitas desta atividade.
Recentemente, o ministro do setor, Edmund Bartlett, disse que alcançar tal projeção seria um marco e destacou que o país pode alcançá-lo porque foram recuperadas a maioria das comunidades, comércio e outras esferas ligadas à chamada indústria sem chaminés, após o impacto da pandemia de Covid-19.
Da mesma forma, declarou que a Jamaica está pronta para embarcar no turismo multidestino, como parte dos esforços para aumentar a chegada de turistas à ilha.
“Vamos experimentar um produto que será uma combinação das experiências da Jamaica, Cayman e República Dominicana (…) o que fazemos é ter parceiros, operadores turísticos e meios de comunicação para virem experimentar e ver como funciona “, comentou ele à imprensa local.
Nesse ponto, destacou o aumento da conectividade inter-regional, com mais voos entre os diferentes países cobertos por companhias aéreas como InterCaribe, Arajet, British Airways, Caribbean Airways, Cayman Airways e Bahama Air
Atualmente, Bartlett está nos Emirados Árabes Unidos liderando a delegação nacional que participa numa feira de turismo no Dubai e pretende negociar o lançamento de rotas entre aquele país e a Jamaica.
mem/ymr / fav