De acordo com a imprensa local, a assinatura do documento teve lugar em Bagdade, a capital iraquiana, durante a visita de uma importante delegação síria do Ministério do Interior.
Numa conferência de imprensa conjunta, o ministro sírio afirmou que os dois países vizinhos são vítimas do terrorismo transfronteiriço e do tráfico de droga e de seres humanos, tendo declarado que o acordo reforça a cooperação na luta contra estes fenómenos.
A cooperação no domínio do controlo da droga resultou no desmantelamento de várias redes e na apreensão de quantidades de substâncias estupefacientes, afirmou.
Al-Rahmoun sublinhou que o Iraque fez grandes progressos na eliminação do grupo terrorista Estado Islâmico, Daesh em árabe, e denunciou que bolsas deste grupo terrorista ainda permanecem na Síria e perpetram ataques de tempos a tempos.
Reiterou a vontade e a determinação de eliminar completamente o terrorismo.
A nossa cooperação abrangerá igualmente o controlo das fronteiras internacionais, a luta contra as organizações terroristas e o branqueamento de capitais.
Por sua vez, Al-Shammari explicou que a cooperação entre os serviços secretos do Iraque e da Síria é boa e que existe uma colaboração conjunta na troca de informações.
oda/fm/glmv