Apenas quatro semanas antes das eleições, a pesquisa do OpinionWay para o Journal du Dimanche, CNews e meios de comunicação Europe1 mostra que o partido no poder, liderado por Valérie Hayer para as eleições, atrai apenas 53 por cento das pessoas que votaram em Emmanuel Macron na primeira rodada das eleições presidenciais de 2022.
Segundo a investigação, 15 por cento deles parecem apostar na chapa socialista, sete no partido nacionalista Agrupação Nacional (RN), favorito em todos os estudos de opinião, e seis na proposta conservadora Os Republicanos.
Isto explica porque o Renacimiento se distancia do RN, com 16 por cento das intenções de voto, enquanto a força política identificada com a extrema direita soma 31 por cento.
A eventual perda de eleitores também acirra a batalha pelo segundo lugar, com a lista do Partido Socialista/Praça Pública cada vez mais próxima, com 14 por cento.
A questão econômica, e em particular a perda de poder de compra devido à inflação, domina as preocupações dos cidadãos em solo francês.
Atrás do RN, do partido no poder e do conjunto Partido Socialista/Praça Pública, a pesquisa OpinionWay aponta para França Insubmissa, Os Republicanos, os ecologistas e a Reconquista em igualdade de condições, todos com 7%.
mem/wmr/hb