Sob a direção do maestro Igor Corcuera, o prestigiado grupo cubano terá como convidados no concerto, às 11h00 locais, os cantores María Victoria Rodríguez e Eduardo Sosa, o tocador de Três Pancho Amat e o guitarrista italiano Davide Lo Surdo.
Outro presente de luxo do evento será a apresentação, às 17h, na sala Avellaneda daquela instalação de Havana, do Balé Real da Hungria e da Companhia de Dança Contemporânea de Cuba.
Também neste dia, os fãs da boa música encontrarão às 16h00, na Casa del Alba, no Vedado, a orquestra de guitarras Sonantas Habaneras com o grupo português Síntese; Bem perto, no Maxim Rock, o italiano Davide Lo Surdo irá partilhar acordes com o cubano Ernesto Blanco.
Com ampla participação estrangeira e mostra de tradições sonoras, o Cubadisco se estenderá até domingo, 19 de maio, com shows e concertos em diversos espaços da capital e em outras províncias do país.
O evento, que será dedicado à música rural e terá a Colômbia como convidada de honra, será homenageado com notáveis artistas cubanos e outros de mais de nove nações, incluindo Alemanha, França, Portugal, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina e México.
Segundo o presidente da Cubadisco, o músico Jorge Gómez, serão realizados o Simpósio Internacional Cubadisco e a Feira Cubadisco, ambos no Pavilhão de Cuba.
Nesse espaço serão montados três palcos (La Pérgola, La Brújula e o palco central) para receber múltiplos artistas, defensores da trova, da música tradicional e de outros géneros.
A Feira Internacional da Indústria Musical Cubadisco 2024 constitui-se como uma plataforma para oferecer maior visibilidade ao produto cultural cubano.
mem/mml/hb