As unidades do grupo de tropas do Norte melhoraram sua posição tática, destruíram equipamentos militares e tropas inimigas nos vilarejos de Volchansk, Neskuchnoye, Liptsi e Veleloye, no oblast de Kharkov, informou o relatório diário da organização militar russa na segunda-feira.
Eles também repeliram cinco contra-ataques do exército ucraniano na região das localidades de Glubokoye e Tijoye, também em Kharkov, especifica o texto, detalhando que o inimigo perdeu 250 soldados, dois tanques, dois veículos de combate blindados e 17 carros.
No total, as perdas do exército ucraniano na área da operação militar especial chegaram a 1.455 soldados no último dia.
Em termos de equipamento bélico, a Rússia abateu seis mísseis do sistema Tochka-U, 39 projéteis de sistemas de lançadores múltiplos de foguetes e quatro mísseis de cruzeiro Storm Shadow de fabricação britânica no último dia, de acordo com o Ministério da Defesa russo.
A Rússia está realizando uma operação militar especial na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022, cujo objetivo, de acordo com o presidente russo Vladimir Putin, é proteger a população do “genocídio das atuais autoridades de Kiev”.
Também tem como objetivo abordar os riscos à segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção ao leste.
Em dezembro passado, Putin declarou que a operação continuará até que a Rússia alcance a desnazificação, a desmilitarização e a neutralidade na Ucrânia.
ro/gfa/bm