Sob o lema Sons, identidades e regiões, o espaço teórico começará com as palavras de boas-vindas de Yurien Heredia, musicólogo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Música Cubana.
Em seguida, haverá o painel Punto Cubano e sua música: patrimônio imaterial da humanidade, da autoria do músico e multi-instrumentista Edwin Vichot.
Continuamos em Arroyo Blanco, entre os morros, é o título da conferência que mais tarde será oferecida pela musicóloga Sonia Pérez, diretora do Museu Nacional de Música.
Posteriormente, o público abordará a Música Camponesa na província cubana de Sancti Spíritus: notas para o seu estudo, na voz da pesquisadora Sayli Alba, promotora do Centro de Promoção Literária Raúl Ferrer.
A especialista dará lugar à apresentação virtual Eneida Sosa, “a senhora da melodia”, da pesquisadora e pedagoga camagüeyana Verónica Elvira Fernández.
Posteriormente, a musicóloga Miraima García, especialista da Empresa de Marketing Musical Musicávila, abordará os Desafios da prática profissional e pedagógica da música camponesa em Ciego de Ávila.
O ponto cubano na programação radiofônica da primeira metade do século XX é o título da apresentação virtual que será oferecida pela musicóloga Amaya Carricaburu, que também é pedagoga e editora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Música Cubana e do Universidade Internacional de Valência.
Esta conferência será seguida pelo painel Gestão institucional da música camponesa, da musicóloga Sonia Pérez, do poeta e diretor do Centro Ibero-Americano de Décima e Verso Improvisado, Luis Paz “Papillo”; o diretor de programas de televisão Arnaldo Díaz e o especialista em Cidvi Arlety Medina.
À tarde, às 14h00 locais, o Simpósio continuará com Oralitura Habana, fenômeno do universo, de Leidys Hernández e Alex Díaz.
O primeiro dia do evento terminará com a apresentação Feira de Música Profissional “SiSons Enclave Musical”, de José Francisco Saavedra (Espanha), e a oficina de Negócio digital além das lojas digitais (Parte 1), de William Patiño, líder da Ditto Music para América Latina e Caribe.
O Simpósio, evento associado à 27ª edição da Feira Internacional da Indústria Musical Cubadisco, homenageia a música camponesa, os 80 anos do musicólogo Danilo Orozco González, tendo a Colômbia como país convidado de honra.
Com ampla participação estrangeira e mostra de tradições sonoras, a Feira Cubadisco será homenageada até o dia 19 com notáveis artistas cubanos e outros de nações como Alemanha, França, Portugal, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina e México, o que duplica o público valor do ano anterior.
mv/amr/ls