De acordo com o Secretário Permanente para os Assuntos Internos e Patrimônio Cultural, Raphael Faranisi, o pessoal do registo civil viajará esta semana para a embaixada da África do Sul para formar o pessoal do consulado sobre como processar passaportes eletrônicos.
Anteriormente, acrescentou, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Internacional realizou reformas no consulado, que foram concluídas de forma satisfatória.
Assim, revelou, esta semana, os funcionários enviados para o efeito a Joanesburgo, ao mesmo tempo que formam funcionários do consulado, vão também emitir os primeiros passaportes eletrônicos.
O Zimbabué tem atualmente planos em curso para abrir mais cinco escritórios de passaportes eletrônicos no estrangeiro, incluindo o Reino Unido, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos.
No país, o Governo abriu vários centros de passaportes eletrônicos, incluindo Harare, Bulawayo, Guruve, Gwanda, Gweru, Lupane, Marondera, Beitbridge, Chitungwiza, Hwange, Mazowe, Murehwa, Zvishavane, Chinhoyi e Guruve.
A emissão de passaportes eletrônicos começou no Zimbabué em 18 de Janeiro de 2022, quando entrou em vigor um decreto governamental para facilitar o processo de aquisição de documentos de viagem, que, até então, era complicado para muitas pessoas.
mvls