O projeto está a ser realizado no contexto de um programa de trabalho e investigação relacionado com uma nova base antárctica e com a perfuração de gelo no Lago Vostok, que deverá ter início em 2025, disse Makarov à agência noticiosa Sputnik.
Está planeada a perfuração, para extrair um pedaço de gelo antigo. Espero que tenha cerca de 1,5 milhões de anos”, disse o investigador, que participou na conferência científica e empresarial POLAR-2024.
No início de janeiro de 2024, o Presidente russo Vladimir Putin lançou o complexo da base de inverno da Estação Vostok na Antárctida. Trata-se do primeiro edifício moderno do mundo a ser construído no pólo frio da Terra.
Em fevereiro de 2022, exploradores polares russos extraíram um pedaço de gelo com 1,2 milhões de anos de um glaciar na Antárctida, que contém informações sobre as alterações climáticas na Terra desde o tempo dos mamutes.
O Vostok é o maior dos quase 400 lagos subglaciares conhecidos na Antárctida. Está localizado no chamado pólo frio, abaixo da base russa Vostok, a cerca de 3748 metros acima da superfície do manto de gelo da Antárctida Oriental.
Foi descoberto no final do século XX na área da estação antárctica russa Vostok, que lhe deu o nome. A sua área é de cerca de 1.600 quilómetros quadrados.
lam/gfa/glmv