Os fãs do grande evento da sétima arte tiveram de esperar 15 anos para voltar a ver o realizador na avenida da Croisette, um dos favoritos à Palma de Ouro para o melhor filme da 77ª edição, um prémio que ganhou duas vezes na sua juventude atrás da câmara, com A Conversação (1974) e Apocalypse Now (1979).
Lembrado pela trilogia O Poderoso Chefão e por obras como Drácula, Outsiders e Rusty James, Coppola (85 anos) esteve em Cannes em 2009 com Tetro, um projeto menos ambicioso do que Megalopolis aqui apresentado, um dos 22 filmes em competição na Seleção Oficial.
A proposta reúne actores e actrizes de renome, incluindo veteranos ilustres como Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia Labeouf, Laurence Fishburne e John Voight, que também estiveram presentes na passadeira vermelha.
Megalopolis é uma história de utopias, dos sonhos do arquiteto Caesar Catiline (Adam Driver) de legar uma cidade futurista a um ganancioso Mayor Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito), pragmático e mais focado no ganho pessoal, um duelo que divide os sentimentos de Julia Cicero (Nathalie Emmanuel), presa entre o amor por Caesar e a lealdade ao pai.
O Festival de Cannes começou na terça-feira e já acumulou momentos inesquecíveis, nomeadamente a Palma de Ouro honorária recebida na noite de abertura pela lenda de Hollywood Meryl Streep, e a alta dose de adrenalina proporcionada ontem pelo cineasta George Miller (79) com a estreia de Furiosa, uma prequela da saga Mad Max.
lam/wmr/glmv