Recebido na sua residência em Manama antes da sua participação na 33ª sessão ordinária do Conselho da Liga Árabe ao nível da cúpula no Barém, Mikati apelou ao fim da guerra israelense contra a Faixa de Gaza e a nação levantina.
De acordo com a conta oficial do governo libanês no X, Mikati manifestou a necessidade de continuar a apoiar o trabalho da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) no Líbano e o seu financiamento.
A este respeito, o Chefe de Estado Maior expressou a Guterres a importância desta assistência nas circunstâncias difíceis que o país atravessa, à luz de mais de um ano de vazio de poder e de colapso econômico.
Durante a reunião, o Primeiro-Ministro sublinhou a urgência da plena cooperação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados com o Governo libanês no que diz respeito ao dossier dos deslocados sírios.
Sobre esta questão, sublinhou que o Líbano está determinado a prosseguir até que seja encontrada uma solução radical para este dossier, independentemente dos obstáculos e impedimentos.
A reunião contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros libanês, Abdullah Bou Habib, e dos Ministros da Educação, Abbas Halabi, da Informação, Ziad Makari, e da Agricultura, Abbas Hajj Hassan.
Guterres foi acompanhado na reunião pelo Diretor da UNRWA, Philippe Lazzarini.
mem/yma/cm