Durante o segundo dia do evento realizado no hotel Meliá Cohiba, três painéis discutirão soluções inovadoras para contribuir para o financiamento em escala com o objetivo de mostrar alternativas inovadoras que permitam diversificar as fontes de financiamento através da mobilização de capitais públicos e privados.
Outro momento será dedicado à análise da situação em Cuba e das variantes de financiamento da transição energética para discutir os desafios e oportunidades que a Ilha enfrenta na sua mudança de matriz.
E num painel final dedicado às oportunidades para o financiamento verde em Cuba, os intercâmbios apresentarão experiências e práticas internacionais para o financiamento verde, a banca verde, as obrigações verdes/azuis, a eliminação de subsídios prejudiciais e a bioeconomia.
Uma abordagem a estas questões que permita gerar um diálogo construtivo para identificar oportunidades e desafios para implementar e adaptar estas soluções ao contexto cubano.
O evento foi convocado pelo Ministério da Economia e Planejamento, pelo Banco Central de Cuba e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em aliança com o Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba, e em coordenação com o Banco Centro-Americano de Integração Econômica.
Participam outras instituições financeiras internacionais, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, bancos nacionais de desenvolvimento da região, fundos internacionais ligados ao financiamento climático, empresas estrangeiras sediadas na Ilha e representantes do Sistema das Nações Unidas.
mem/tdd/ls