O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN) prevê um aumento nas chuvas nesta sexta-feira, após a chegada da umidade na América Central, o que é um prenúncio das tempestades que podem começar a afetar o território a partir da segunda quinzena de maio.
De acordo com a previsão, a precipitação é esperada a partir desta manhã no litoral e no sul do cinturão vulcânico, enquanto à tarde pode chover em todo o país, com mais ênfase na cordilheira vulcânica e no norte.
O relatório indicou que, na noite de sexta-feira, as chuvas afetarão a costa e o leste de El Salvador até as primeiras horas da manhã de sábado.
Nas últimas horas, foram registradas chuvas em várias áreas do país e a área metropolitana de San Salvador ficou encharcada após mais de três semanas sem tempestades.
No dia anterior, a Direção Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso de chuva, devido à entrada de umidade no país nos próximos dias.
O Centro Nacional de Furacões da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) alertou sobre uma baixa pressão no Oceano Pacífico, na costa do sudoeste do México, que pode se fundir com outra que está se formando perto de Tehuantepec.
Ambas as formações são responsáveis pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical da América Central, trazendo consigo a umidade, a chuva e as tempestades habituais do inverno.
A temporada de furacões no Oceano Pacífico começou em 15 de maio, o que marca o início do inverno em El Salvador.
mem/lb/bm