As autoridades sanitárias da área metropolitana, onde se situa a capital, apelaram à população, em especial à população de risco, como os idosos e as pessoas com doenças crónicas, para que se dirijam aos pontos de vacinação para se imunizarem contra o vírus.
O Secretário Regional Ministerial (Seremi) da Saúde, Gonzalo Soto, salientou que o aumento das infecções já está a ter um impacto nos serviços de emergência, tanto a nível primário, onde existem clínicas familiares, como a nível secundário, nos hospitais.
Sublinhou que existem mais de 200 locais na cidade e nas comunidades vizinhas onde a vacina pode ser administrada e recordou aos trabalhadores o seu direito a faltar meio dia ao trabalho para se protegerem contra a gripe.
O Seremi também apelou às famílias para que levem os bebés nascidos a partir de 1 de outubro de 2023 para serem injectados com Nirsevimab para os imunizar contra o vírus sincicial.
A estação fria é propícia à propagação de doenças respiratórias, agravadas este ano pelas temperaturas anormalmente baixas registadas nas semanas anteriores.
Pelo menos seis regiões do país, incluindo a área metropolitana de Santiago, estão sob alerta meteorológico até o fim de semana, quando os termômetros estarão entre -2 e -3 graus Celsius no início da manhã.
lam/car/eam/glmv