22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Para romper relações com Israel, exigência de manifestantes no Chile

Para romper relações com Israel, exigência de manifestantes no Chile

Santiago do Chile, 17 mai (Prensa Latina) Apesar das temperaturas congelantes, centenas de pessoas se reuniram na Praça da Constituição para repudiar o genocídio cometido hoje contra o povo de Gaza e exigir que o governo chileno rompa relações com Israel.

Por Carmem Esquivel

A manifestação em frente ao Palácio La Moneda, sede do Executivo, foi convocada no âmbito dos acontecimentos aqui realizados por ocasião do 76º aniversário da Nakba, como a catástrofe que a criação do Estado de Israel causou para a Palestina as pessoas são conhecidas.

Há muitos anos, mas principalmente desde 7 de outubro, diversas organizações se uniram para condenar o massacre contra a população de Gaza, onde mais de 35 mil pessoas foram assassinadas e muitas delas são crianças, disse Rafael Riadi à Prensa Latina.

O coordenador nacional da Associação das Entidades Palestinas denunciou que mesmo quem está vivo sofre com a falta de medicamentos e alimentos e com os constantes bombardeamentos das forças israelitas, cujo objetivo é exterminar a população.

“Estamos aqui para pedir ao governo do Chile, que se manifestou a favor da causa palestina, que rompa definitivamente as relações com Israel”, disse Riadi.

Questionado sobre o pedido da Liga Árabe para o envio de um contingente de paz nos territórios ocupados, manifestou que a ideia de defender o povo da impunidade e da lógica da força é positiva.

No entanto, disse ele, é mais importante exigir de Tel Aviv um cessar-fogo definitivo e incondicional que respeite a legalidade internacional e os direitos do povo palestino.

Francisca Fernández, do Movimento pela Água e Territórios do Chile, disse que além de denunciar o genocídio em Gaza, estão aqui para protestar contra a empresa israelense Mekorot.

Esta empresa tem numerosos projetos em vários países latino-americanos, incluindo o Chile, controla mais de 90% das águas do território palestino e, no entanto, nega o acesso ao líquido vital a essas pessoas, denunciou.

Manuel Hasbún, presidente do Centro de Informação da Palestina, agradeceu a todos pela participação no evento ontem à noite, apesar do frio intenso.

Declarou que como meros mortais não é possível ficar indiferente diante de uma das maiores injustiças da história da humanidade.

Acredito que se aproxima o dia em que o Estado da Palestina será estabelecido e a sua bandeira será hasteada em Jerusalém, afirmou.

rgh/car/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES