A reunião, organizada pelo Instituto Paraguayo del Indígena, que é o órgão diretivo na matéria, terá lugar na Casa de la Integración, informou hoje a agência IP Paraguay.
Acrescentou que, neste contexto, a reunião será dirigida pelo presidente do Instituto Paraguayo del Indígena, acompanhado por representantes da Chancelaria Nacional, da Secretaria Nacional de Cultura, da Secretaria de Políticas Linguísticas e do Instituto Paraguaio de Artesanato.
Participarão representantes dos Estados membros do Mercosul e dos Estados associados, bem como o Diretor Executivo do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul e representantes de organizações da sociedade civil e dos povos indígenas, acrescentou.
A Reunião de Autoridades sobre Povos Indígenas do Mercosul foi criada em julho de 2014, com a função de coordenar discussões, políticas e iniciativas que beneficiem os povos indígenas dos Estados do Mercosul, bem como promover a sua interligação cultural, social, económica, política e institucional no âmbito do processo de integração regional.
É composto pelos chefes das direcções, secretarias, instituições ou áreas governamentais equivalentes com competência principal em matéria de direitos e políticas públicas para os povos indígenas e pelos chefes das direcções de direitos humanos ou equivalentes dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros dos Estados Partes e Estados Associados que tratam da questão.
lam/otf/glmv