Isso se deve à estabilidade na sexta-feira e ao fato de o Brent, referência global, ter se encaminhado para seu primeiro aumento semanal em três semanas, já que os indicadores econômicos dos principais consumidores, China e Estados Unidos, reforçaram as esperanças de uma demanda mais forte.
O petróleo Brent, referência na Europa, caiu 13 centavos, 0,2 por cento, para $83,14 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA perdeu 17 centavos, 0,2 por cento, para $79,06.
Apesar desse declínio, o Brent pode subir 0,4% na semana, e o WTI, 1%.
A produção industrial da China aumentou 6,7% em relação ao ano anterior em abril, graças à recuperação do setor industrial, que acelerou em relação aos 4,5% de março e aponta para uma possível demanda mais forte (o país também anunciou medidas importantes para estabilizar seu setor imobiliário). Além disso, os últimos indicadores econômicos dos EUA estão alimentando o otimismo em relação à demanda global. Os preços ao consumidor dos EUA subiram menos do que o esperado em abril, aumentando as expectativas de taxas de juros mais baixas.
mem/rfc/bm