Falando esta sexta-feira na cerimónia de abertura da VIII Exposição China-Rússia, na cidade de Harbin, Putin destacou que a esmagadora maioria das entidades constituintes da Rússia mantém laços com parceiros chineses e que participam quase todas as províncias e entidades da China. na referida cooperação.
Com nenhum outro país, sublinhou o presidente, a Rússia tem uma rede tão ampla de contactos diretos e acordos de cooperação inter-regional em vários domínios.
“É claro que vemos um grande potencial para aprofundar os laços entre o Extremo Oriente russo e o nordeste da República Popular da China”, observou o presidente.
Putin aproveitou a oportunidade para convidar amigos chineses para a nona edição do Fórum Económico Oriental que terá lugar em Vladivostok no início do próximo mês de Setembro.
“Será uma oportunidade para continuar uma discussão detalhada sobre as possibilidades de cooperação com a Rússia, particularmente nos territórios… que oferecem tratamento preferencial aos investidores estrangeiros”, disse ele.
Durante o seu discurso, Putin lembrou que mais de 300 cidades russas já geminaram com cidades e municípios chineses até à data.
A oitava edição da Exposição China-Rússia, que visa expandir e diversificar o comércio entre os dois países, decorrerá de 17 a 21 de Maio na cidade de Harbin, capital da província de Heilongjiang, e contará com mais de dois mil participantes.
A primeira edição desta Expo realizou-se em 2014 na China, que este ano acolhe pela quinta vez. A Rússia já sediou três edições da exposição até o momento, a última em 2023. No período de 2020 a 2022, o evento foi cancelado devido à pandemia de Covid-19. O centro de exposições, que ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, inclui as áreas de engenharia de transportes e energia, tecnologias digitais, mineração, metalurgia, química, alimentar, florestal e indústrias líderes, complexo agroindustrial, medicina e farmacêutica, cooperação inter-regional e artesanato.
O elemento-chave da presente edição será o quarto fórum sino-russo sobre cooperação inter-regional, que contará com a presença de representantes de 25 regiões da Rússia. Acordos inter-regionais serão assinados à margem da exposição.
jha/gfa/ls