23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cubanos que vivem na Europa ratificam seu compromisso com a pátria

Cubanos que vivem na Europa ratificam seu compromisso com a pátria

Madri, 19 mai (Prensa Latina) Cidadãos cubanos residentes na Europa ratificaram seu compromisso com sua pátria e condenaram o bloqueio estadunidense, ao final de um evento realizado nesta capital.

Também destacaram seu absoluto apego à defesa da soberania e independência de Cuba, “significando que nosso povo, do qual fazemos parte, tem o direito de escolher seu próprio destino e marchar pelos caminhos da Revolução e do socialismo”.

Na Declaração Final do Encontro de Cubanos Residentes na Europa (ECRE), que terminou hoje em Madri, eles destacaram seu vínculo com a maior das Antilhas com expressões emocionadas de apoio à nação onde nasceram.

Eles reiteraram seu repúdio ao cerco econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha por mais de seis décadas e exigiram o fim “dessa política injusta que causa grandes carências e dificuldades para as famílias cubanas”.

Ao mesmo tempo, exigiram que Cuba fosse excluída da “lista espúria de países que supostamente patrocinam o terrorismo”.

Por outro lado, enfatizaram a vontade de organizar e promover atividades para homenagear o apóstolo da independência e Herói Nacional da ilha caribenha, José Martí, e para divulgar os pensamentos do líder histórico da Revolução, Fidel Castro.

Pediram a todas as associações de cubanos residentes na Europa que colaborem com o Centro de Interpretação da Emigração Galega e com a Casa Museu Angel Castro Argíz, bem como em outros projetos que preservem a ideologia revolucionária.

Os delegados do ECRE, que representam grupos da França, Holanda, Itália, Alemanha, Bélgica, Suíça, Irlanda, Hungria, República Tcheca, Turquia e Espanha, emitiram uma carta dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Na carta, e em nome do ECRE realizado em Madri, eles rejeitaram o bloqueio econômico mantido pela Casa Branca contra Cuba e a contínua inclusão da ilha na lista de países que supostamente colaboram com o terrorismo.

Eles também expressaram sua indignação na carta endereçada a Biden pela absolvição de Alexander Alaza Baró, “um notório terrorista e agressor da Embaixada de Cuba em Washington, que foi comprovadamente responsável por um incidente violento usando um rifle de assalto em território americano”.

Também repudiaram as campanhas midiáticas orquestradas pelo governo dos Estados Unidos, “que buscam desacreditar e desprestigiar Cuba e seu povo, incitando a derrubada da Revolução com mentiras e ódio, por meio das redes sociais e de alguns meios de comunicação à sua disposição”.

Na conferência do ECRE, o conselheiro econômico e comercial da missão diplomática da ilha na Espanha, René Capote, enfatizou a importância de facilitar a contribuição de todos para o desenvolvimento da ilha.

Em discurso no plenário, Capote enfatizou que poder colaborar com a política de inserção dos cubanos no exterior no desenvolvimento econômico da nação é transcendental.

“Significa abrir mais oportunidades de negócios e abordar novos campos, esferas, como a cooperação, projetos de desenvolvimento local e outras oportunidades que nosso país oferece”, disse ele.

Naquela data, vários grupos de cubanos que vivem na Europa promoveram diferentes ações de solidariedade para ajudar seu país a enfrentar o bloco econômico dos EUA.

Também foi apresentada em Madri a iniciativa da Associação de Amizade Láncara-Cuba de realizar uma homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, em 13 de agosto, por ocasião de seu aniversário, na cidade galega de Láncara.

Durante o segundo dia do Encontro de Cubanos Residentes na Europa (ECRE), que começou com palavras do embaixador cubano na Espanha, Marcelino Medina, foi enfatizada a continuidade da luta contra o cerco econômico de Washington à ilha.

Da mesma forma, a intensificação do ativismo com a criação de uma força de greve para enfrentar as campanhas e agressões verbais que ocorrem nas redes sociais pelos inimigos da Revolução.

Juntamente com a apresentação de fatos, a partir do bloqueio, que geram obstáculos e dificuldades no empreendedorismo e nas iniciativas econômico-comerciais para promover o desenvolvimento de Cuba, os delegados do ECRE propuseram a criação de uma Associação Empresarial de Cubanos residentes na Europa.

A reunião também foi presidida pela Diretora Geral de Assuntos Consulares e Atenção aos Cubanos Residentes no Exterior (DACCRE), Ana Teresita González, com a participação da Cônsul Geral na Espanha, Liyris Aguilar.

mem/ft/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES