Embora haja nove candidatos à presidência, as preferências de voto mostram que a disputa será decidida entre o presidente Luis Abinader, do Partido Revolucionário Moderno (PRM), o ex-presidente Leonel Fernández, do Fuerza del Pueblo (FP), e Abel Martínez, do Partido da Libertação Dominicana (PLD).
Abinader, um economista e empresário de 56 anos com vários estudos de pós-graduação nos Estados Unidos, é o presidente em exercício a partir de 2020 e está liderando as pesquisas para liderar o país, entre 10 e 30 pontos à frente do três vezes governador Leonel Fernández, um advogado e professor, que está buscando uma quarta vitória eleitoral.
Em terceiro lugar nas pesquisas está Abel Martínez, advogado e educador de 51 anos, ex-presidente da Câmara dos Deputados e prefeito da província de Santiago de los Caballeros desde 2016, até poucos dias atrás.
Martínez, cujo programa de governo se chama “Futuro Seguro” e busca reduzir os índices de criminalidade, a inflação e o controle de fronteiras, em suas palavras, tem como objetivo devolver ao poder o PLD, do qual Fernández renunciou para fundar o FP.
Os dominicanos irão às urnas com várias preocupações, de acordo com pesquisas recentes, incluindo a insegurança do cidadão, o alto custo de vida, o desempenho da economia, a migração e a educação, entre outras.
O dia da eleição começará às 07:00, horário local, com a abertura das 16.851 seções eleitorais nas 32 províncias do país.
Os eleitores receberão três cédulas: uma para a eleição presidencial, uma para o Senado e uma para os deputados.
As urnas serão fechadas às 17h00, horário local, e o Conselho Eleitoral Central começará a divulgar os primeiros resultados às 20h30.
lam/mpv/mb