Em seu perfil na rede social X, o presidente descreveu Ho Chi Minh como o líder indiscutível de seu povo, um exemplo de revolucionário e um lutador incansável contra o colonialismo e o imperialismo.
No âmbito das homenagens prestadas em Cuba por ocasião do aniversário, o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) e a Embaixada do Vietnã em Havana depositaram uma coroa de flores no parque com o nome do primeiro presidente vietnamita.
A homenagem contou com a presença de Fernando González Llort, Herói da República de Cuba e presidente do ICAP, de Nguyen Van Tien, vice-presidente do Supremo Tribunal Popular do Vietnã, que se encontra em visita oficial à ilha, e do embaixador de Hanói em Havana, Le Quang Long.
Estiveram igualmente presentes representantes de departamentos e organizações sociais cubanos, diplomatas e cidadãos vietnamitas que vivem e trabalham no país do Caribe, bem como residentes da capital.
Durante a cerimônia, os alunos de várias escolas primárias e secundárias locais interpretaram canções, poemas e danças em louvor do herói da independência, bem como da causa revolucionária e da solidariedade especial entre os dois povos, informou a Agência de Notícias do Vietname (VNA).
rgh/evm/cm