O grupo, coordenado pela ativista norte-americana e amiga desta nação caribenha Gloria la Riva, realizará hoje um encontro com a imprensa na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).
Cerca de 20 pessoas compõem a delegação Hatuey que chegou à ilha no dia 17 de maio para entregar doações aos hospitais pediátricos Juan Manuel Márquez, em Havana, e José Luis Miranda, em Santa Clara (centro), instituições que visitaram anteriormente para conhecer o seu necessidades mais urgentes.
O grupo desenvolveu nos Estados Unidos uma campanha de angariação de fundos monetários e esforços para obter contribuições de fornecedores farmacêuticos e obter recursos para pacientes oncológicos infantis e outros fornecimentos médicos, avaliados em 60 mil dólares.
A iniciativa Hatuey, um acrônimo em inglês para Defensores da Saúde na Verdade, Unidade e Empatia, foi fundada em 2022 por prestadores de serviços de saúde, ativistas da justiça e voluntários preocupados com os efeitos negativos do bloqueio dos EUA a Cuba.
Após o incêndio na Base Superpetroleira daquele ano, ele se entregou ao Hospital Comandante Faudestino Pérez, em Matanzas, um carregamento de sacos de soros, cremes, luvas cirúrgicas, antibióticos e analgésicos.
Outras vezes levaram suprimentos médicos para 133 casas para mulheres grávidas e materiais de construção para a província de Pinar del Río, após a passagem devastadora do furacão Ian pela região oeste da ilha.
Este projeto envolve centenas de pessoas e organizações de solidariedade, que se opõem ao bloqueio e à hostilidade do Governo do seu país contra Cuba, informou recentemente a diretora para a área norte-americana do ICAP, Leima Martínez.
npg/evm/ls