17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Magnitude da crise no Sudão horroriza comissário da ONU

Magnitude da crise no Sudão horroriza comissário da ONU

Cartum, 20 mai (Prensa Latina) A magnitude da crise na cidade sudanesa de El Fasher levou o comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, a declarar-se horrorizado, informou hoje a mídia local. Em El Fasher, capital do Norte de Darfur (oeste), a situação operacional é caracterizada pelo cerco da milícia Forças de Apoio Rápido (RSF), leais ao líder Mohammed Hamdan Dagalo, e das tropas do Conselho Soberano de Transição (CST), leal ao general Abdel Fattah al Burhan.

Ambos os homens foram aliados até 15 de Abril de 2023, altura em que iniciaram uma luta armada mortal pelo poder baseada no destino dos milicianos da RSF e das armas que a CST pretende integrar no Exército, uma possibilidade rejeitada por Hamdan.

Os dois oponentes afirmam estar em condições de vencer o conflito e juram que matarão o outro.

Pelo menos 58 civis foram mortos e mais de 210 feridos nas últimas horas nos combates em El Fasher, disse a porta-voz do Comissário da ONU para os Direitos Humanos durante uma conferência de imprensa na cidade suíça de Genebra.

O Comissário Turk falou com ambos os combatentes e instou-os a pôr de lado as suas respectivas posições reticentes e a tomar medidas concretas para parar os combates e garantir a proteção eficaz dos civis, acrescentou o informador.

Segundo números imprecisos, nos 13 meses desde o início da conflagração sudanesa, 14 mil pessoas morreram, a maioria civis, 33 mil ficaram feridas e mais de nove milhões foram deslocados dos seus locais de residência pelos combates.

jf/msl/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES