Conforme anunciaram os organizadores do famoso festival da Côte d’Azur francesa, a chama fez uma parada em sua viagem de 12 mil quilômetros pela França, onde chegou no dia 8 de maio procedente da Grécia, para iluminar o boulevard de La Croisette com sua mensagem de paz e fraternidade.
O primeiro portador da tocha em Cannes foi o campeão paraolímpico de salto em comprimento de Pequim 2008, Arnaud Assoumani, seguido pelos outros paratletas de sucesso Alexis Hanquinquant, Marie Patouillet e Nélia Barbosa, na presença do Presidente do Comité Organizador de Paris-2024, Tony Estanguet.
A 100 dias do início dos Jogos Paraolímpicos, a cerimónia centrou-se no desporto para pessoas com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais.
Em breves palavras, Estanguet agradeceu ao mundo do cinema por ter acolhido a chama e por esta ter subido os degraus do festival.
Para completar a homenagem à festa do desporto que começa a 26 de julho com os Jogos Olímpicos, a 77.ª edição do Festival de Cannes vai estrear o documentário inédito “Olympiques! La France des Jeux”, realizado por Mickaël Gamrasni.
Amanhã, a tocha continuará a sua viagem através de França, no departamento de Dordogne, no sudoeste do país.
ro/wmr/glmv