As cerimônias protocolares de recepção formal dos cargos terão início às 09h00 locais nas quatro províncias e serão presididas pelos membros do Conselho de Estado.
Para estas funções foram nomeados os membros do órgão superior Ulises Guilarte de Nacimiento (Matanzas), Homero Acosta (Cienfuegos), Ana María Mari Machado (Villa Clara) e Esteban Lazo (Santiago de Cuba).
No dia 4 de maio foram eleitos os governadores e vice-governadores desses quatro territórios, cujos cargos estavam vagos, segundo relatório oficial do Conselho Nacional Eleitoral (CEN).
Um relatório publicado no site oficial do órgão eleitoral revelou que todos os candidatos receberam mais de 90% dos votos válidos.
Marieta Poey Zamora (95,78 %) e Lázaro Vicente Suárez Navarro (93,88) foram eleitos em Matanzas como governador e vice-governador, nesta ordem, e em Cienfuegos, Yolexis Rodríguez Armada (92,42) e Rolando José Rajadel Alzuri (94,95).
Milaxy Yanet Sánchez Armas (98,10) e Noel Cecilio Chinea Pérez (95,14) em Villa Clara, e em Santiago de Cuba Manuel Falcón Hernández (95,09) e Waldis González Peinado (96,04), respectivamente.
Este processo foi aprovado no dia 5 de abril pelo Conselho de Estado, em cumprimento do disposto na Carta Magna e na Lei n.º 127, Lei Eleitoral, de 13 de julho de 2019.
A eleição do governador e vice-governador provincial realiza-se no mesmo dia e hora em todo o território nacional.
De acordo com a Constituição da República, são eleitos pelos delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular, sob proposta do Presidente da República, por um período de cinco anos.
Para o CEN, as eleições decorreram “num dia democrático, com transparência e cumprimento da Lei, como estamos habituados e caracteriza o sistema eleitoral cubano”.
lam/raj/ls