A convocação para a reunião, que será realizada no Hotel Nacional, foi divulgada pela Câmara de Comércio de Cuba e constituirá outro espaço para fortalecer os laços entre os empresários cubanos e os países membros da União Econômica Eurasiática (EAEU).
No início deste mês, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel participou do Conselho Supremo para o décimo aniversário do bloco integracionista e ratificou a vontade da nação caribenha de aumentar sua participação no desenvolvimento dos mecanismos da EEU.
Díaz-Canel destacou a importância que seu país atribui às relações econômicas, comerciais, financeiras e de cooperação com a EEU e seus estados-membros, levando em conta as relações históricas que os unem. Durante a reunião, o presidente russo Vladimir Putin disse que o crescimento do volume de comércio da EEU era um sinal da eficácia do bloco diante das sanções, apesar de o Produto Interno Bruto total dos países membros ter aumentado de 1,6 trilhão de dólares (US$ 1,6 trilhão) para 2,5 trilhões de dólares (US$ 2,5 trilhões).
A EEU é uma associação de integração econômica internacional que está em operação desde 1º de janeiro de 2015. Seus participantes são a Rússia, a Armênia, a Bielorrússia, o Cazaquistão e o Quirguistão.
Cuba detém o status de Estado Observador da UEE desde 2020 e, desde então, vem realizando uma intensa agenda de trabalho.
mem/tdd/bm