Al-Adgham, que destacou os laços de amizade entre as duas nações, fez estas declarações na véspera no âmbito de uma atividade comemorativa do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais.
No encontro, no qual participou, entre outras personalidades, a vice-ministra das Relações Exteriores Josefina Vidal, o presidente do Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos, Antonio Rodríguez, reconheceu o apoio do país árabe à ilha no setor de aquíferos.
Indicou a este respeito que a cooperação do Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Econômico Árabe (Kfead) começou em 2003 com a execução de obras no referido domínio nas províncias de Santiago de Cuba, Holguín e Havana.
O responsável explicou que através deste importante mecanismo foram concedidos cinco empréstimos num valor total superior a 102 milhões de dólares, dos quais um valor superior a 86 milhões, equivalente a 84,7%, foi executado até a data.
Com a contribuição financeira de Kfead, um estudo para a solução integral para as inundações no Malecón, em Havana, é implementado de forma satisfatória, disse Rodríguez.
Destacou também que através de empréstimos bonificados já foram executados projetos de reabilitação dos sistemas de abastecimento de água em Santiago de Cuba e na cidade de Holguín.
Com o aporte de créditos financeiros, também foram reabilitadas as redes de aquedutos e esgotos de Havana, na primeira fase, entre outras conquistas, que beneficiam a população com o abastecimento de água.
A colaboração presente e futura da Kfead estende-se também à construção de mais tanques de água e à reabilitação de redes de abastecimento e estações de tratamento de água.
Cuba e Kuwait celebraram neste dia 13 de maio 50 anos de laços diplomáticos, com a vontade comum de continuar promovendo relações amistosas e de cooperação entre ambas as nações.
Os dois estados promovem projetos de colaboração em áreas como saúde, biotecnologia, recursos hídricos, meio ambiente, proteção de investimentos e cultura.
lam/obf/ls