A nota mais recente da Defesa Civil indica que o número de mortos pode aumentar, uma vez que 85 pessoas estão dadas como desaparecidas e 806 estão feridas.
No total, mais de 2,2 milhões de gaúchos foram afectados, 581.633 foram evacuados e 72.561 foram enviados para abrigos públicos.
Dos 497 municípios da divisão territorial, 464 são afectados pelas inundações.
Ainda de acordo com os dados revelados, 82 mil 666 moradores e 12 mil 358 animais foram resgatados.
Em Porto Alegre, capital do estado, e no município vizinho de Canoas, o nível das águas do rio Guaíba está a baixar, permitindo o regresso dos habitantes às suas casas.
Durante sua intervenção em um programa de televisão, o governador Eduardo Leite falou sobre as mudanças no código ambiental do estado feitas por sua administração, rebateu críticas e abordou ajustes fiscais que precisam ser feitos, além de outras questões.
Por outro lado, foi aprovada ontem, em reunião extraordinária da Câmara de Comércio Exterior, a proposta de redução a zero do imposto de importação de três tipos de arroz, tendo em vista a crise climática no sul do país.
O governo federal informou que a medida entrará em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial da União e valerá até 31 de dezembro.
Com a redução das tarifas a zero, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou aumento de preços dos produtos no Brasil, devido à redução da oferta. O governo está agindo para garantir a segurança alimentar e o bem-estar de todos os brasileiros’, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin.
Da mesma forma, a prefeitura de Porto Alegre retomou as aulas nas escolas da rede municipal que não foram afetadas pela crise climática.
Pelo menos 36 estabelecimentos de ensino que não foram prejudicados pelos desastres naturais retomaram as atividades na segunda-feira, nesta terça e amanhã.
As demais escolas das regiões de Porto Alegre, Rio Grande e Canoas, da rede estadual, não têm previsão de reabertura.
O município tem 99 escolas próprias, além de 219 instituições conveniadas.
Do total, 26 ficaram total ou parcialmente alagadas. Outras 64 relataram danos como telhados arrancados ou goteiras devido à inundação.
ro/ocs/glmv