Oito dos prêmios pertencem ao setor de Ciências Agrárias e Pesqueiras, sete ao de Ciências Técnicas, 16 ao de Ciências Naturais e Exatas, 28 ao de Ciências Biomédicas e 25 ao de Ciências Sociais e Humanísticas, informou o jornal Granma.
Entre elas estão Estratégias biotecnológicas para a produção de plantas medicinais de interesse farmacológico e Contribuição para o conhecimento da alimentação de frangos de corte com farinha de palmiche, o fruto da palmeira real (Ciências Agrárias e da Pesca).
Além disso, a inteligência artificial e a modelagem numérica têm como objetivo melhorar a visão da população cubana e as contribuições para a operação e a manutenção de turbinas eólicas em Cuba (Ciências Técnicas).
Em Ciências Naturais e Exatas estão Conservação e gerenciamento de coleções zoológicas para o conhecimento da fauna cubana e Desenvolvimento de sensores eletroquímicos para a detecção de metais tóxicos e poluentes emergentes.
A lista de premiados em Ciências Biomédicas inclui os resultados de Definição de características epidêmicas da Síndrome de Guillain Barré, usando análise de série temporal não linear, caracterização clínica e nova avaliação funcional.
Além disso, Avaliação do NeuroEPO Plus (medicamento) em pacientes com síndrome de Alzheimer clínica leve e moderada, e Considerações anatômicas, físicas e matemáticas em abordagens endoscópicas minimamente invasivas para tumores da base do crânio.
Cuba indígena hoje, seus rostos e DNA; Migrações e dinâmica demográfica. Desafios para a sociedade cubana e Avaliação das modalidades de trabalho a distância e teletrabalho na ilha, são algumas das contribuições premiadas em Ciências Sociais e Humanísticas.
mem/abm/bm