O documento foi lançado durante a I Convenção da Rede Pan-Hispânica de Linguagem Simples, realizada na sede da RAE, em Madrid, nos dias 20 e 21 de maio, e entrou oficialmente em vigor a partir desta quarta-feira.
Também foi oficializada a Rede Pan-Hispânica de Língua Clara, promovida pela RAE e estabelecida em Santiago, Chile, em 2022, com o mesmo propósito, promover um consenso sobre padrões de linguagem claros, compreensíveis e acessíveis.
“Da Secretaria geral Ibero-Americana estamos convencidos de que o uso de uma linguagem clara e compreensível é fundamental para a vida democrática”, afirmou o responsável pelo acordo, Andrés Allamand.
Allamand também destacou a importância de recuperar a confiança nas instituições e demonstrar que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo.
O espírito do Guia Pan-Hispânico é apoiar uma linguagem clara e acessível, como fundamento dos valores democráticos e promover o compromisso das autoridades com a sua utilização.
O Guia está em consulta com todas as Academias de Língua Espanhola, com o objetivo de garantir que a versão final do texto inclua as sensibilidades das diferentes nações que utilizam e contribuem para a evolução da nossa língua todos os dias.
O rei Felipe VI e o diretor geral da RAE, Santiago Muñoz Molina, entre outras personalidades, participaram do evento.
oda/ft / fav