Também expressamos “nosso total apoio e solidariedade enquanto nossos irmãos e irmãs iranianos passam por esse momento difícil e continuam a trabalhar juntos para construir um futuro de progresso, paz e soberania”, escreveu o diplomata sênior na plataforma X.
Gil viajou a Teerã na quarta-feira para participar do funeral de Raisi, de seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Abdollahian, e de outros membros do helicóptero que caiu no domingo, cujas causas estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
Ele disse em outra mensagem que o povo venezuelano se une “ao luto do povo iraniano” e afirmou que, nesses momentos de dor, “nossos países fortalecem seus laços de fraternidade, respeito e solidariedade”.
Neste dia, honramos a vida e o legado de um líder global excepcional e defensor dos povos anti-imperialistas, enfatizou o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, e reiterou seu compromisso com a amizade e a solidariedade com o Irã, “permanecendo um aliado fiel e constante”.
A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou ontem um acordo de solidariedade com o Irã pela morte de Raisi e outras autoridades.
Com essa homenagem, queremos enviar, em nome de todo o povo venezuelano, as mais sinceras palavras de solidariedade pelo luto que “hoje toma conta da República Islâmica do Irã e de todo o povo iraniano”, disse Pedro Infante, primeiro vice-presidente do órgão legislativo.
O deputado lembrou o apoio dado pela nação persa ao Estado sul-americano nos momentos mais difíceis de 2020, quando o bloqueio estava se intensificando e a indústria petrolífera foi sabotada para “nos deixar sem combustível”. Ele disse que, naquele momento, o governo e o povo venezuelano receberam a solidariedade da República Islâmica do Irã.
Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira expressou profunda consternação com o que descreveu como um terrível incidente na província do Azerbaijão Oriental no domingo.
A nota espera que o legado inestimável do presidente Raisi, que demonstrou sua lealdade e amizade ao povo e ao governo venezuelanos, “continue em todos os atos de bem-estar para sua nação, justiça, paz e bem-estar da humanidade”.
Também viajaram com Raisi e seu ministro das Relações Exteriores o governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o imã das orações de sexta-feira em Tabriz (capital da província), Mohammad Ali Ale-Hashem, entre outros.
npg/jcd/mb