“Muito obrigado, Presidente @DiazCanelB, por suas felicitações. Valorizamos profundamente nosso relacionamento histórico e continuaremos a trabalhar juntos para fortalecer os laços que unem nossas nações irmãs”, escreveu o presidente em sua conta no X.
No dia 20, logo após a vitória de Abinader nas urnas, o líder cubano reafirmou ao chefe de Estado “a vontade de continuar fortalecendo as relações históricas que nos unem a essa nação irmã”, em mensagem também transmitida em suas redes sociais.
Uma delegação do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores Roberto Álvarez, fez uma visita oficial a Cuba em setembro passado, durante a qual ambos os países identificaram projetos de cooperação bilateral, intercâmbio comercial e outros tipos de colaboração para o benefício de ambos os povos.
O site presidencial dominicano informou na época que, durante uma reunião com o presidente Miguel Díaz-Canel, a delegação expressou interesse em fortalecer os intercâmbios com Cuba nas áreas de biotecnologia, ciência, agricultura, educação, produtos farmacêuticos, saúde e outros setores-chave, a fim de promover o desenvolvimento de seus povos.
Por sua vez, o chefe de Estado expressou a vontade do governo cubano de aproveitar o potencial existente para continuar aprofundando os laços bilaterais, segundo a mesma fonte.
O dignitário Luis Abinader viajou para Havana em setembro, onde participou da reunião do Grupo dos 77 e da China.
Cuba e a República Dominicana restabeleceram relações em 16 de abril de 1998, após a visita do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, à República Dominicana.
As duas nações estão ligadas na história por uma relação duradoura de amizade e solidariedade.
ro/mpv/bm