As condolências da nação caribenha foram expressas pelo Conselho Presidencial de Transição em nome dos cidadãos do país das Índias Ocidentais.
“O Conselho se solidariza com a dor das autoridades da República Islâmica do Irã e com as famílias afetadas por esse luto”, destacou a mensagem.
De acordo com a agência de notícias IRNA, mais de 40 delegações estrangeiras de alto escalão participaram da cerimônia em homenagem ao presidente Raisi e seus companheiros que morreram no acidente de helicóptero de 19 de maio no noroeste do país.
Entre os participantes, cerca de 10 delegações estão representadas em nível de chefes de estado, quase 20 foram chefiadas por ministros, presidentes parlamentares e enviados especiais, segundo a publicação.
O presidente Raisi, o ministro Abdollahian, o governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o imã das orações de sexta-feira de Tabriz (capital da província), Mohammad Ali Ale-Hashem, estavam voltando no domingo de uma cerimônia de inauguração de uma represa na fronteira do Irã com o Azerbaijão quando o helicóptero caiu em áreas montanhosas na região de Varzaghan.
Nesse contexto, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Major General Mohammad Baqeri, ordenou a abertura de uma investigação e a formação de um comitê técnico composto por especialistas militares e do governo para examinar as causas do acidente.
mem/joe/bm