Granda, de 32 anos e detentor do título mundial em Tashkent-2022, enfrentará o uzbeque Alisher Yusupov, enquanto na outra luta pelo terceiro lugar enfrentará o russo Tamerlán Basháyev, competindo como atleta neutro, e o bicampeão olímpico Lukas Krpalek (República Checa).
O cubano conseguiu duas vitórias na Arena Mubadala, contra o guineense Bubacar Mane e o emiradense Magomedomar Magomedomarov, antes de cair nas quartas de final no duelo com Krpalek.
Na repescagem, Granda derrotou o eslovaco Marius Fizel para avançar à briga pelo bronze, que se conquistado esta tarde, seria a única medalha individual da América Latina e do Caribe na disputa que atraiu 658 judocas de 107 países e que terá amanhã para a luta de equipes mistas.
A capital dos Emirados sediou hoje a disputa pelos títulos na categoria mais de 78 quilos para mulheres e na 100 e mais de 100 para homens, categorias em que perderam vários representantes da região, entre eles, a multimedalhista olímpica e mundial de Cuba Idalys Ortiz e Planetária do Brasil Beatriz Souza.
O título nos 100 metros será disputado pelo canadense Shady Elnahas e pelo azeri Zelym Kotsoiev, nos 100+ pelo sul-coreano Minjong Kim e pelo georgiano Guram Tushishvili e nos 78+ pela turca Kayra Ozdemir e pela japonesa Wakaba Tomita.
mem/wmr/cm