Segundo os organizadores do concurso, 18 dos mais exigentes jurados de café do mundo darão nesta quinta-feira o veredicto sobre o vencedor do Cup of Excellence 2024 entre variedades como pacamara, bourbon, geisha e SL28.
O Instituto Salvadorenho do Café (ISC) indicou que 40 lotes estão sendo avaliados pelo júri internacional formado por especialistas de Taiwan, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Grécia, Bulgária, Nova Zelândia e El Salvador.
Esse grupo de especialistas será presidido pelo juiz Stephen Vick, indicado pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) para liderar a seleção deste ano entre grãos colhidos em quatro serras cafeeiras do país, que serão submetidos à degustação onde será avaliada sua qualidade, é avaliada qualidade e atributos particulares que os diferenciam dos demais.
A competição pelos melhores aromáticos locais acontece desde 2003 e é vista como a “vitrine” para impulsionar as exportações de grãos, gravemente afetadas desde o início do século quando a produção diminuiu devido ao ataque da ferrugem.
A vencedora do Cup of Excellence em 2023 foi a fazenda Mileydi, de La Palma, Chalatenango, que apresentou uma pacamara que obteve nota 91,82, pela qual também foi reconhecida como Café Presidencial.
O governo nomeou esta semana Mauricio Calderón Sansivirini, diretor executivo do Instituto Salvadorenho do Café (ISC), entidade responsável por promover atividades de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia que promoverão o desenvolvimento do setor cafeeiro, que beneficiará mais de 25 mil pessoas. produtores.
As autoridades salvadorenhas procuram retomar a produção de mais de um milhão de quintais (100 mil toneladas) de um dos produtos emblemáticos do país que sofreu um grave declínio depois que a praga da ferrugem o atingiu nos primeiros anos deste século.
Após o ataque do fungo da ferrugem há 11 anos, El Salvador nunca recuperou a produção de mais de 1,7 milhão de quintais (170 mil toneladas) de café uva ouro no ciclo 2012-2013 e despencou para 700.025 quintais (cerca de 70 mil toneladas) no ano cafeeiro seguinte.
Até o momento, na safra atual, 2023-2024, foram alcançados apenas 879.856 quintais (87.985,6 toneladas), embora seja 2,1% superior ao período anterior.
mem/lb / fav