Num comunicado oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), esta entidade detalhou que o encontro será um espaço favorável para apresentar a sua estratégia para a saúde global 2025-2028, que aborda o impacto na saúde de megatendências como as alterações climáticas, o envelhecimento, a migração e avanços na ciência e tecnologia.
“O Acordo sobre Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, liderado pelos Estados-membros da OMS, também será discutido e visa garantir que todos os países estejam melhores preparados e capazes de responder de forma eficaz e equitativa a futuras pandemias”, aponta o relatório.
Na reunião global, onde participarão autoridades de saúde de todo o planeta, bem como vários ministros da região das Américas, espera-se chegar a acordos sobre emergências de saúde, acesso a ferramentas transformadoras e resistência antimicrobiana.
Além de outras questões relacionadas às doenças transmissíveis e não transmissíveis, à saúde mental e à saúde da mulher.
Sob o lema “Todos pela saúde, saúde para todos”, as reuniões públicas da WHA77 serão transmitidas ao vivo a partir do site oficial da OMS; bem como entrevistas com ministros da saúde das Américas, que serão compartilhadas on-line no site da Organização Pan-Americana da Saúde.
A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão supremo de decisão da OMS. As suas principais funções são determinar as políticas da Organização, nomear o Diretor-Geral, supervisionar as políticas financeiras e rever e aprovar o orçamento do programa proposto.
jha/cdg/ls