O diálogo foi realizado no dia anterior, por videoconferência, entre Tamara Valido, presidente do Comitê de Serviços da Assembleia Nacional do Poder Popular, e Sangadzhi A. Tarbaev, presidente do Comitê de Turismo e Desenvolvimento da Infraestrutura Turística da Duma da Assembleia Federal da Rússia.
Benítez destacou a importância desses contatos em meio ao contexto complexo que Cuba está vivendo, impactado pelo endurecimento do bloqueio imposto pelo governo dos EUA, especialmente no setor de turismo.
Por sua vez, Tarbaev lembrou que as relações bilaterais foram significativamente fortalecidas desde a visita oficial a Cuba do Presidente da Duma da Assembleia Federal da Federação Russa, Vyacheslav Volodin, no ano passado.
Em seu discurso, o legislador da nação eurasiática destacou a preferência dos turistas de seu país por Cuba, especialmente por seus resorts à beira-mar e opções de sol e praia.
Também destacou o potencial da ilha das Antilhas como uma ponte para o turismo russo na América Latina e no Caribe, para o qual é essencial fortalecer a conectividade aérea.
Destacou como ponto forte a possibilidade de fazer pagamentos com cartões do sistema MIR em Cuba, o que posiciona a ilha como um destino seguro e competitivo para os viajantes russos.
Ele também enfatizou o progresso feito no treinamento na área de turismo entre as instituições acadêmicas dos dois países, com a operação de três centros de treinamento para especialistas nesse setor.
Ambas as partes concordaram com a importância de aumentar o número de cidades russas de onde há voos diretos, especialmente de São Petersburgo, aumentar a promoção e a publicidade do destino cubano, fortalecer os investimentos e aumentar os projetos de turismo de negócios corporativos, entre outras iniciativas.
mem/evm/bm