Segundo a Comissão Superior de Investigação, a aeronave presidencial seguiu a rota planejada e não se desviou, e o piloto manteve comunicação com os outros dois helicópteros que integravam a delegação.
Os resultados confirmaram a ausência de sinais de impactos de balas ou similares nos restos da aeronave, que pegou fogo após colidir com uma encosta.
Neste sentido, especificou que as operações de busca duraram até 05h00, hora local, de segunda-feira devido ao terreno difícil, ao nevoeiro espesso e às baixas temperaturas.
A propósito, o Estado-Maior observou que o local do acidente foi localizado com a ajuda de drones iranianos, após o que as equipes de resgate se dirigiram ao local, onde não foram detectadas comunicações suspeitas entre a tripulação do helicóptero e a torre de controle.
O relatório detalhou a recolha de uma grande quantidade de documentos e provas relacionadas com o acidente, “mas a sua análise detalhada exigirá mais tempo”.
Na madrugada desta segunda-feira, a Televisão Nacional anunciou a morte do Presidente Ebrahim Raisi, do Ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Amir Abdollahian e da delegação que os acompanhava num acidente de avião na zona leste do Azerbaijão.
O presidente Raisi, o ministro Abdollahian, o governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati e o imã das orações de sexta-feira de Tabriz (capital da província) Mohammad Ali Ale-Hashem regressavam no domingo de uma cerimônia de inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbajão quando o helicóptero deles caiu em áreas montanhosas da região de Varzaghan.
jha/yma/ls