O júri presidido pelo ator e cineasta canadiano Xavier Dolan premiou um filme que conta a história de uma amizade impossível entre um cão vadio e um ex-presidiário que regressa à sua cidade natal com a missão de exterminar os cães vadios.
Un Certain Regard atraiu 18 filmes, oito dos quais estreias, na 77ª edição do Festival de Cannes, uma secção que abre espaço ao cinema ousado, portador de novas tendências e oriundo de países com menos tradição na sétima arte.
O Prémio do Júri foi para a longa-metragem francesa A História de Souleymane, realizada por Boris Lojkine, enquanto uma menção especial foi atribuída ao filme saudita Norah, de Tawfik Alzaidi.
A secção atribuiu os prémios de melhor realizador a The Damned, do italiano Roberto Minervini, e On Becoming a Guinea Fowl, do zambiano Rungano Nyoni. Abou Sangaré foi o melhor ator pelo seu papel em Souleymane’s Story e Anasuya Sengupya a melhor atriz por The Shameless.
O Festival de Cinema de Cannes termina amanhã com a entrega da Palma de Ouro ao filme vencedor e com uma homenagem ao cineasta americano George Lucas, criador das bem sucedidas franquias Star Wars e Indiana Jones.
lam/wmr/glmv