Acompanhado pelo secretário de organização do Partido Comunista de Cuba (PCC), Roberto Morales, o presidente conversou em Yara com grupos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social e com a população, segundo informou a presidência na rede social X.
De acordo com a fonte, o primeiro secretário do PCC começou sua agenda de trabalho na cooperativa de arroz Emilio Harryman, que pertence à unidade de negócios de base Antonio Maceo, que no ano passado não conseguiu cumprir seus planos de produção.
No entanto, com o fortalecimento do coletivo e a aplicação de bioprodutos, eles obtiveram lucros até o final do primeiro quadrimestre de 2024.
A cooperativa tem mais de 1.200 hectares com um bom rendimento de quatro toneladas por hectare.
Lá, o presidente pediu que se fizessem coisas diferentes em momentos diferentes e afirmou que Granma deveria aspirar à autossuficiência na demanda por arroz com sementes nacionais.
Essa é a maneira de respondermos à demanda de consumo de arroz no país, disse ele.
O chefe de Estado também visitou um projeto de desenvolvimento local com o objetivo de apoiar a construção de casas usando principalmente lama para fazer tijolos, e perguntou sobre as condições de trabalho, a sustentabilidade das matérias-primas e a renda dos trabalhadores.
Essa iniciativa não teve lucro no ano passado, mas em 2024, com o aumento da capacidade de produção, foi possível acrescentar outros itens, como azulejos e rasillas.
Também visitou a área de culturas diversas da Unidad Básica de Producción Cooperativa (UBPC) El Palmar, com uma área de 40 hectares que se beneficiou de uma nova máquina de irrigação de pivô central.
O equipamento permite aumentar a rotação de culturas a cada ano, como batata-doce, banana, mandioca, entre outras.
Díaz-Canel insistiu na necessidade de diversificar a produção, como uma das chaves para tornar sustentável o suprimento de alimentos para a população.
O presidente cubano também visitou a província oriental de Santiago de Cuba nesse dia, e no dia anterior ele foi a Guantánamo.
mem/evm/bm