O Instituto Universitário de Opinião Pública (Iudop) da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (Uca) apresentou um estudo que revela que há uma opinião crescente entre a população de que agora será mais difícil para as autoridades respeitarem a Carta Magna.
Os que pensam dessa forma aumentaram em 9% em comparação com 2023, quando apenas 51,3% dos salvadorenhos disseram que será mais difícil para as autoridades respeitarem a constituição.
O número de entrevistados que achavam que seria mais fácil para os funcionários cumprirem a primeira lei do país diminuiu no último ano, de 33,3% para 26,1%, e 13,9% se abstiveram.
O Supremo Tribunal Eleitoral validou o registro de Bukele em uma votação dividida por 4 a 1, invocando a decisão da Câmara Constitucional emitida em 3 de setembro de 2021 que endossou a aspiração de um presidente à reeleição imediata ou contínua. A Câmara foi eleita após a destituição de seu antecessor em 1º de maio de 2021.
A Assembleia Legislativa já concordou com uma emenda ao Artigo 248 da Constituição da República para que as emendas ao texto não precisem passar por duas legislaturas, conforme estabelecido na lei atual, algo que deve ser ratificado pelo período constitucional atual.
jcm/lb/bm