De acordo com estatísticas divulgadas pela China State Railway Group Co., Ltd., de 2016 a 2023, o número de viagens por ano aumentou de cerca de 1.700 para mais de 17.000, enquanto o valor dos itens transportados aumentou de 8 bilhões de dólares anuais para 56,7 bilhões de dólares por ano no mesmo período. Até à data, mais de 8,7 milhões de contentores de mercadorias com unidades equivalentes a 20 pés (TEU) foram transportados por caminho-de-ferro, cujo valor é estimado em 380 bilhões de dólares.
A própria fonte indicou que o transporte ferroviário de mercadorias entre a China e a Europa chegou a 223 cidades em 25 países do Velho Continente e a mais de 100 cidades em 11 nações asiáticas, com uma rede de serviços que cobre quase todo o continente euro-asiático.
Relativamente às mercadorias transportadas por esta rota, especificou que têm vindo a diversificar-se e passaram de produtos informáticos como computadores portáteis e impressoras no início, para mais de 50 mil categorias diferentes hoje, incluindo vestuário e calçado, automóveis, alimentos, madeira, móveis, produtos químicos e máquinas. mem/mpm/hb