Por Fausto Triana
Desta vez foi o teatro municipal José María Rodero, em Torrejón de Ardoz, 30 quilômetros a leste de Madrid, cenário da encenação do ballet Dom Quixote, sem falar na casa cheia e nos aplausos de pé durante a apresentação.
No final, o público ficou de pé, exultante, e mais um reconhecimento absoluto à companhia fundada em 1948 por quem até ao seu desaparecimento físico foi a primeira bailarina absoluta, Alicia Alonso, Fernando Alonso e Alberto Alonso.
Nos prelúdios, a Prensa Latina teve a oportunidade de conversar com Viengsay Valdés, atual diretor do BNC e primeira bailarina, e com dois “veteranos” do grupo, Sadaise Arencibia e Ernesto Luis Díaz.
Por coincidência, Viengsay Valdés completa três décadas de carreira em 2024, com início em 22 de setembro de 1994; Sadaise Arencibia, bailarina principal do BNC, completa 15 anos nesta função e um quarto de século na companhia.
Por fim, Ernesto Luis Díaz, também com 25 anos de experiência, atualmente primeiro dançarino de personagem e Maitre (professor) do BNC.
Na encenação de Torrejón de Ardoz, Gretel Morejón deslumbrou com a sua atuação muito acabada como Kitri, ao lado de Yankiel Vázquez no papel de Basilio; Jesús Fernández (Espada, o toureiro); Gabriela Druyet (Mercedes), Laura Blanco (rainha Dríades); Dani Hernández (Dom Quixote); Sadaise Arencibia (Dulcinéia): e Dayan Darias (Sancho).
Durante a digressão europeia houve um momento especial com a passagem por Portugal, depois de quase 25 anos de ausência, quando o BNC regressou aos palcos de Lisboa. O regresso foi em grande estilo, em dois locais emblemáticos de Lisboa, o Mosteiro da Jerônimos e a Torre de Belém, Centro Cultural de Belém.
O BNC estreou-se em Oviedo, Astúrias, em abril, no início da sua extensa digressão por Espanha e Portugal. Já dançou em San Lorenzo del Escorial, Móstoles, Toledo, Granada, Cádiz, Estepona, Málaga, Alicante, Catalunha, basicamente com Dom Quixote e Giselle.
Da mesma forma, regressou a Santander, esteve em Sevilha, Logroño, León, Salamanca, Torrejón de Ardoz.
Concluirá a sua estadia em Espanha em Saragoça, onde fará quatro apresentações com o ballet Dom Quixote no Teatro Principal, de quinta-feira, 30 de maio, a 2 de junho.
jf/ft/ls