Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Índia explicou que o valor tem como objetivo apoiar os esforços de socorro, reabilitação e reconstrução na área afetada da nação insular do Pacífico.
Ele disse que foi um gesto de solidariedade com essas pessoas e com um amigo próximo e parceiro no Fórum de Cooperação das Ilhas do Pacífico da Índia.
Lembrou que, após tomar conhecimento da tragédia em 24 de maio, o primeiro-ministro Narendra Modi expressou suas mais profundas condolências e transmitiu sua prontidão em fornecer toda a assistência possível nesse momento difícil.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia reafirmou ainda que sempre apoiou Papua Nova Guiné em momentos de dificuldades e devastação causados por desastres naturais, como após o terremoto de 2018 e as erupções vulcânicas em 2019 e 2023.
Ele destacou que um pilar importante da Iniciativa dos Oceanos do Indo-Pacífico (IPOI) da Índia é a redução e o gerenciamento do risco de desastres.
A Índia está, portanto, comprometida com a Assistência Humanitária e o Alívio de Desastres (HADR) e continuará a responder de forma responsável e firme nessa direção, de acordo com a nota oficial.
mem/lrd/bm