As prisões, incluindo as de quatro cidadãos chineses, foram feitas pela recém-criada Mining Constabulary Force, encarregada de reprimir os garimpeiros irregulares, que causam perdas de até nove bilhões de dólares ao governo central.
Pior ainda, é uma das fontes de renda para gangues armadas de criminosos comuns que operam no norte do país, de acordo com a mídia oficial.
A escala do problema é tão grande que obrigou o presidente nigeriano, Bola Tinubu, a pedir colaboração internacional para combater os mineradores ilegais que provocaram a corrida pelo minério.
O lítio é considerado um mineral essencial usado na fabricação de baterias para veículos elétricos, smartphones e sistemas de energia, e ganhou status de estrela na onda global de transição para a energia limpa.
A descoberta de grandes reservas do mineral sob as salinas bolivianas é considerada o gatilho para a derrubada do ex-presidente Evo Morales, na qual a embaixada dos EUA em La Paz desempenhou um papel de liderança, de acordo com critérios convergentes e evidências cinematográficas.
lam/msl/bm