Durante uma recente visita de inspeção, a ministra de Turismo, Grisha Heyliger-Marten, falou da importância de uma gestão eficiente do aeroporto, já que é fundamental para os moradores locais e a conetividade regional.
A ministra salientou também que o aeroporto está a progredir sob o olhar atento da administração e dos funcionários do governo.
Relativamente aos desafios, referiu que a série de procedimentos técnicos foi agravada por um lapso significativo, que elevou os custos para mais de sete milhões de dólares.
Na sua opinião, este revés, juntamente com as pressões da concorrência, como o aumento dos voos directos para outras ilhas, põe em causa a posição de São Martinho como centro de trânsito preferencial.
O projeto, que está a ser desenvolvido há sete anos, é essencial para manter esse estatuto em relação às ilhas vizinhas e aos visitantes, que registaram um aumento anual da estadia de seis por cento em 2023 em comparação com 2022, de acordo com o responsável pela indústria do turismo.
Com a conferência da Associação de Cruzeiros da Flórida-Caribe no horizonte, que atrairá mais de 500 delegados em outubro, a urgência de melhorar a atratividade do terminal é palpável e, a este respeito, o governo da ilha está a redobrar os seus esforços para garantir a estabilidade da mão de obra para resultados futuros.
npg/chm/glmv