O diplomata, em entrevista à agência de notícias TASS, especificou que este risco é dado pelo rumo hostil da França e pela russofobia dos meios de comunicação franceses.
Todos esses fatores, infelizmente, devem ser levados em consideração na hora de decidir uma viagem à França, disse Klimov.
As atuais autoridades francesas seguem um rumo geralmente hostil para com o nosso país, e os meios de comunicação franceses são profundamente afetados por uma russofobia agressiva, que não pode deixar de ter um impacto negativo na atmosfera geral daquele país em relação à Rússia, detalhou.
No que diz respeito aos Jogos Olímpicos, gostaria de lembrar que os representantes franceses declararam repetidamente a proibição da exibição de símbolos russos nos Jogos, observou o chefe do Departamento Consular.
“Ainda é difícil dizer até que ponto esta proibição será controlada meticulosamente, por exemplo, não nos estádios, mas nas ruas das cidades, mas não podemos excluir excessos”, acrescentou. Segundo o diplomata, as declarações da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, de que os atletas russos não serão bem-vindos são indicativas dos sentimentos difundidos pelas estruturas oficiais.
Tal ambiente, é claro, constitui um terreno fértil para o surgimento e ativação de todos os tipos de provocadores, observou Klimov.
oda/gfa/sg