Uma avaliação adicional dos resultados da execução do plano de desenvolvimento socioeconómico e do Orçamento do Estado para 2023 e primeiros meses de 2024 lançou a sessão desta quarta-feira, na qual serão novamente debatidos aspectos ligados ao cumprimento dos objetivos nacionais sobre igualdade de género.
No início das discussões, o Deputado Nguyen Van Thi disse concordar basicamente com o relatório socioeconómico apresentado pelo Governo ao Parlamento e concordou que apesar das muitas dificuldades enfrentadas no ano passado, muitos resultados e conquistas importantes foram alcançados.
No entanto, considerou que as atividades comerciais e a atracção de capital de investimento do setor privado para a economia ainda são limitadas.
Por outro lado, disse, aumentou o número de empresas que suspenderam temporariamente a atividade ou foram dissolvidas face a 2022.
Pela primeira vez nos últimos cinco anos, o número de entidades que entraram no mercado nos primeiros quatro meses do ano foi inferior ao das que saíram, notou.
Outro dos deputados que participou no início dos debates foi Hoang Quoc Khanh, que referiu que para atingir o objetivo de crescimento económico entre 6 e 6,5 por cento definido para este ano é necessário criar as condições para que o as empresas se estabilizam e investem.
É preciso gerar confiança empresarial e, acima de tudo, dar atenção à produção e aos negócios, disse o parlamentar.
Entretanto, outros legisladores intervieram para apoiar a proposta apresentada pelo Governo vietnamita à Assembleia Nacional para permitir que a Lei de Terras, a Lei da Habitação, a Lei dos Negócios Imobiliários e a Lei das Instituições de Crédito entrassem em vigor o mais rapidamente possível.
Sugeriram também continuar a promover a reforma dos procedimentos administrativos para garantir a abertura e a transparência, fortalecer a fiscalização e a supervisão e estimular o dinamismo e a criatividade dos funcionários para que ousem pensar, fazer e assumir responsabilidades para o bem comum.
A sétima sessão do Parlamento vietnamita começou na passada segunda-feira e decorrerá em duas etapas: a primeira durará até 8 de junho, e a segunda de 17 a 28 do mesmo mês.
oda/mpm / fav