24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chanceler italiano viajou a Praga para reunião de ministros da OTAN

Chanceler italiano viajou a Praga para reunião de ministros da OTAN

Roma, 30 mai (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, viajou hoje a Praga, capital da República Tcheca, para participar de uma reunião informal com seus homólogos dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ).

Um comunicado divulgado no site oficial do Ministério das Relações Exteriores italiano indica que Tajani defenderá as posições de seu país sobre o conflito na Ucrânia, a guerra no Oriente Médio e outras questões centrais dos eventos regionais e internacionais naquele fórum, preparatório para a Cúpula da OTAN, que terá lugar em Washington, de 9 a 11 de Julho.

Em relação à reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco de guerra, que durará até 31 de maio, o chanceler italiano expressou que “trarei as prioridades da Itália para a reunião de Praga, também como presidente do G7 (Grupo dos Sete) sobre a plena apoio à Ucrânia.

No entanto, esclareceu que esse apoio será reforçado, mas “sem enviar as nossas tropas para o terreno porque não estamos em guerra contra a Rússia”.

Observou que o seu Governo continua “empenhado num aumento gradual e sustentável dos gastos com defesa, mas tendo em devida conta a contribuição que damos em termos de homens e equipamentos para as missões da OTAN”.

Referiu-se também à colaboração com os países-parceiros do Indo-Pacífico e à maior atenção ao flanco sul daquela organização militar, como prioridades estratégicas para o seu país.

Numa entrevista publicada esta quinta-feira pelo jornal Il Gazzettino, Tajani sublinhou que “não enviaremos um único soldado italiano para lutar e todas as nossas ferramentas militares devem ser utilizadas dentro do território ucraniano”.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano referiu-se nas suas declarações à divisão gerada pela posição de alguns países da região, a favor da participação direta das suas tropas nesta guerra de apoio a Kiev, e afirmou que tais divergências seriam “um sinal de a fraqueza da Europa”.

“O debate ainda está aberto, nunca se falou em enviar soldados”, mas, “tanto a nível da OTAN como a nível europeu, decidimos em conjunto”, acrescentou o Ministro.

npg/ort/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES